quinta-feira, 5 de março de 2015

Resenha: Old Man's War

  Olá!

  Hoje farei a resenha de Old Man's War que é um livro incrível de ficção científica escrito por John Scalzi. Essa história é um belo misto de space opera com temas militares e inovação.
 
 
 
 
Série: Old Man's War - livro 1
Autor: John Scalzi
Editora: Tor 
Edição: paperback / biblioteca
Qde páginas: 314
 
Avaliação: 5 estrelas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   Eu nunca tinha lido nada parecido (o que não é uma grande afirmação, dado que apesar de gostar muito eu conheço pouco do gênero), então apesar de conseguir racionalmente apontar um ou outro ponto negativo, esse livro prendeu tanto a atenção do meu lado leitora como do meu lado cientista que ele merece 5 estrelas!
 
   Dito isso, tentarei fazer uma resenha que não estrague a experiência de descoberta de um futuro leitor, e depois comentarei alguns detalhes específicos que preciso comentar sobre.
 
 
Um pouco do Enredo:
 
   Num futuro não datado a raça humana está finalmente aventurando-se pelo universo, e para conseguir colonizar novos planetas ela precisa de um exército que a ajude no processo. Aparentemente o universo não é um lugar pacífico e na corrida por locais habitáveis existem outras raças.
   Colonizadores são escolhidos de países que não suportam o peso de sua população, enquanto os soldados são pessoas voluntárias vindos de países ricos, como os Estados Unidos. O detalhe é que ao contrário dos colonizadores, para entrar para as Forças de Defesa Colonial (CDF) os voluntários precisam ser maiores de 75 anos.
   Um fato que intriga e enfurece muita gente, afinal como é que uma guerra é ganha só utilizando indivíduos que já não estão mais no auge de sua força física e presteza de movimentos?
 
   A Terra é mantida em isolamento e não tem acesso a informações sobre o que se passa nas frontes de batalha e colonização, e tão pouco usufrui dos avanços tecnológicos conseguidos pela União Colonial (CU). A maioria das pessoas que se alistam para juntar-se a CDF o faz por acreditar que a organização tem formas de rejuvenescer o corpo humano.
 
   John Perry é nosso personagem principal, que ao alistar-se nos leva a descobrir um mundo novo, onde a física, genética e a tecnologia de um modo geral estão num nível muito superior ao que conhecemos.
 
 
Minhas impressões:
 
   Apesar de cheio de ideias incríveis, tanto tecnológicas quanto sobre outras formas de vida, eu acho que posso dizer que esse livro tem grande base sobre como seria ter uma nova e totalmente diferente vida. Temos a visão do autor em como seria a reação de humanos que passaram toda sua existência de um jeito e de repente tem novos limites físicos, devem lidar com novos parâmetros, expectativas e vivências, como viver uma nova vida num ambiente super intenso, aonde a luta é constante e cruel, tendo como ideal a vaga noção de dar a humanidade uma chance de sobreviver, tudo isso sem perder seu lado humano ou sua identidade pessoal.
 
   Este é um livro adulto, o autor foi fiel ao descrever algumas das reações humanas, incluindo sexo, violência e xingamentos, mas as cenas com um ou outro elemento são totalmente críveis para as situações apresentadas, o que tornou a experiência de leitura mais real pra mim, afinal quem não iria xingar o alienígena que acabou de matar seu companheiro de batalhão (ou algo similar)?
 
   As cenas de batalha espaciais são bem descritas e envolventes, a construção de personagem principal é boa, e apesar dos personagens secundários não contarem com um trabalho tão aprofundado, é possível visualizá-los e apreciar suas interações com John.
 
   Se você não gosta do gênero, eu acho que não recomendaria esse livro como uma opção para ingressar na ficção científica, a não ser se você gosta de histórias militares. Para todos os outros leitores, fiquem a vontade, essa história tem vários pontos interessantes mesmo que você acabe não gostando dela tanto quanto eu. ;)
 
 
Agora vamos para partes mais específicas...
Se você não leu o livro fique por aqui.
 
Se você já leu ou não se importa com pequenos spoilers (não contarei nada sobre a trama principal) pode continuar.
 
 
   A troca de consciência de um corpo para outro foi um grande 'wohoooo' pra mim. Não necessariamente o conceito, mais a forma como foi feita e descrita.
   Os cientistas conseguem gerar um corpo novo, geneticamente modificado, mas com parte de seu DNA, de DNAs alienígenas ou sabe se lá o que mais nano robôs! Fora que de alguma forma esse corpo foi gerado e ele não tem consciência individual prévia.
   Depois tem o fato de se conseguir criar uma cópia de sua consciência e "fácil e rapidamente" alocá-la no novo corpo em questões de minutos. :o
 
   O 'BrainPal' - computador implantado no seu cérebro, é outro 'gear' que dá aquele misto de sensações entre o bizarro e maneiro!
 
   Eu só não fiquei muito convencida foi com a teoria de multiverso apresentada, provavelmente porque "eu não tenho a matemática necessária para compreender". Lol


    Boas leituras e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário