quarta-feira, 31 de julho de 2013

Notícias literárias

    Hei alle!

    Não sou muito de comentar notícias, mas vi duas hoje que me despertaram a vontade de compartilhar com vocês.

    A primeira é sobre o desempenho de vendas do mercado editorial brasileiro.
   Na reportagem do site O Globo (Com menos compras do governo mercado de livros encolhe) são analisadas alguns dados dos resultados de 2012 e faz-se comparação com a realidade de 2004.
    O que mais me chamou atenção foi:
    - Como as ações do governo ainda afetam tanto o mercado editorial brasileiro. Sim, eu fazia ideia de que as compras públicas exerciam um papel relevante, mas não a esse ponto. Sinal, na minha opinião, que ainda temos muito o que crescer como consumidores independentes de literatura.
    
    - A confirmação de que os preços dos livros estavam sim sendo reduzidos. Diz a reportagem que os preços tiveram a primeira alta desde 2004! Muito legal isso! Eu já até tinha perdido o sentimento de que livro era tão caro no Brasil, até rebatia quem argumentava que isso é o principal motivo para a baixa taxa de leitura no país. Sim, é certo que para uma família pobre, e até mesmo de classe média baixa, é um luxo comprar livros, mas isso não quer dizer que eles são absurdos de caro, mas sim que o padrão de renda deles que é muito baixo. Claro que a redução dos preços não atingiu todos as seções literárias, principalmente as de livros específicos como os de área educacional, mas hoje em dia a literatura comum tornou-se muito mais acessível. Outro ponto é que o livro é um produto, e seu valor deve ser reconhecido, seu autor, editor, e todos que trabalharam para ele se tornar real merecem ser pagos por seus trabalhos.

    - E, por último, como a vida dos e-books no Brasil ainda é ínfima! Não conheço dados sobre o resto do mundo, mas um resultado de 0,01% de participação no faturamento das editoras é desconcertante pra mim. O que pode ter seu lado positivo, já que é um mercado enorme para ser conquistado. Os e-books já conquistaram um lugar na minha vida de leitura, nunca vão substituir o meu carinho e vício pelos livros físicos, mas eles são práticos e várias vezes mais acessíveis de se conseguir.


    A segunda notícia é sobre a próxima adaptação para os cinemas de uma série infanto-juvenil, dessa vez é Artemis Fowl que vai virar filme (Disney e Weinstein Company vão adaptar Artemis Fowl para o cinema).
    Eu já tinha me perguntado várias vezes porque até agora ninguém tinha se interessado em produzir filmes sobre os livros de Artemis. Apesar de só ter lido o primeiro título da série, Artemis Fowl, achei o livro muito legal, bem escrito e com uma ideia um tanto original, ao mostrar um pré-adolescente como um gênio do mal.
    Esperarei ansiosa pelo lançamento do filme! Espero que a Disney e a Weinstein Company façam um bom trabalho, porque detestei a versão que foi produzida pela 20th Century Fox de Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo!

Ha det!

* As opiniões acima são pessoais e escritas sem intenção alguma de denegrir alguém, se você discorda ou gostaria de acrescentar algo sinta-se a vontade pra comentar no campo abaixo, mas claro, mantenhamos a cortesia. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário