segunda-feira, 17 de junho de 2013

Comunidades de leitores

    Hei alle!

    No último post falei sobre a minha participação no Desafio Literário 2013 e lá mencionei que conheci o Skoob, então hoje vim falar um pouquinho sobre as comunidades de leitores de que participo e como as utilizo.
    
    Para participar do Desafio temos que publicar no site um link com a resenha do livro escolhido para o tema do mês, mas para quem não possui blog, como era o meu caso, a equipe sugere duas opções, o envio da resenha por e-mail para eles publicarem numa parte do site da gincana, ou a utilização do sistema de resenhas do Skoob.
    Fui descobrindo as funcionalidades do Skoob aos poucos e gosto muito do site, queria até tê-lo conhecido antes para poder ter aproveitado todas as suas possibilidades.
    O site funciona como um grande e interativo arquivo comunitário de livros, qualquer pessoa cadastrada pode inserir ou atualizar os dados de um livro, quadrinho ou revista, e a partir das opções existentes, criar a sua estante, repleta de volumes lidos, em leitura, interessante, ou até mesmo abandonados.
    Para cada livro lido o usuário pode dar uma nota, fazer sua resenha e, enquanto se está lendo, é possível fazer atualizações desse status, comentando e marcando o avanço.
    O legal desse site é que você pode fazer amigos e seguir o que eles estão lendo, o que é uma boa forma de descobrir novos títulos. Mas eu o mais utilizo para verificar como é a história e a cotação de livros em que estou interessada. Bateu a dúvida se vale a pena ler ou priorizar um determinado volume? É só dar uma olhada nos comentários e resenhas que a comunidade escreveu sobre ele.
    O Skoob proporciona outras coisas também, como grupos de debate, promoções e trocas de livros. Super recomendo a visita e o ingresso. E, gostando, me procura por lá.

    Depois de um tempo descobri outros sites similares mas estrangeiros, e acabei me inscrevendo no GoodReads, que tem algumas similaridades com o Skoob, mas possui outros focos também, como a variedade de clubes de livros e de debates, e, a troca de atualizações e comentários entre amigos.
    No GoodReads é grande a presença de autores, que interagem com os usuários através de debates, pesquisas e até mesmo promoções. Uma função bacana do site é o 'giveaways', onde são disponibilizados para sorteio diversos livros, alguns chegam mesmo a ser lançamentos, e os ganhadores entram para o grupo de primeiros leitores, outros são cópias assinadas, alguns servem só para divulgação da obra, ou pode ter até mesmo doações. De vez em quando eu participo de alguns sorteios e já ganhei dois livros assim!
   
    E vocês, participam de alguma comunidade de leitores?
    Querendo me encontrar, estou por aqui:
    - meu perfil no Skoob: Skoob - Juliana Rodrigues - perfil
    - meu perfil no GoodReads: GoodReads - Juliana Rodrigues - perfil

Ha det!

Nenhum comentário:

Postar um comentário